quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Problemáticas da avaliação online" principais ideias do texto.

A avaliação das aprendizagens em contextos de educação a distância, principalmente em ambientes online, é um acto complexo, sendo que a adopção crescente de práticas de e-learning coloca novos desafios à mesma.

O enfoque deste texto está na questão da avaliação das aprendizagens em ambiente online, relativamente a avaliação das aprendizagens dos estudantes e à avaliação dos próprios cursos.

Devido à expansão das práticas de EaD, é necessário um acompanhamento e avaliação das iniciativas em prática, a fim de as fundamentar.

A implementação de práticas de inovação em educação, particularmente em e-learning, deve ser acompanhada de um processo de monitorização e avaliação participados. A avaliação em processo é importante nos cursos online que envolvam um alto grau de interacção dos participantes, pela pertinência dos ajustes que poderão ser feitos no percurso.

É relevante ainda a necessidade de ter em conta várias dimensões na operacionalização dessa avaliação, de entre as quais se destacam: a adequação da tecnologia ao público e ao curso; o nível de interacção, a relevância dos conteúdos e das actividades, a qualidade dos materiais de apoio, os tipos e as funções da avaliação, as estruturas e estratégias de suporte aos estudantes e perfil e competências dos professores.

A problemática que surge com a avaliação é comum aos modelos de avaliação presenciais e a distância. No contexto online, a dificuldade estará na verificação da identidade dos estudantes. No entanto, através do acompanhamento dos processos de aprendizagem e da diversificação dos momentos, fontes e instrumentos de avaliação, é possível definir um perfil do estudante e verificar a identidade das produções. A implementação de práticas de avaliação contínua, de adopção de exames ou provas finais de carácter presencial ou a situação de avaliação “face a face”, através das videoconferências, é também importante para resolver esta questão.

Uma outra questão é a dos modelos pedagógicos subjacentes à organização do curso, pois têm influência na avaliação das aprendizagens. A selecção dos instrumentos e estratégias de avaliação é uma opção que não pode ser separada da abordagem pedagógica subjacente.

A autora dá a conhecer várias ferramentas disponíveis para a implementação da avaliação de práticas online: registos automáticos ao nível dos LMS, testes de escolha múltipla, quizzes, preenchimento de espaços lacunares, fóruns electrónicos, conversação síncrona – chats e VoIP portefólios digitais e mapas conceptuais.

A adopção de práticas de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa, tal como acontece com o ensino presencial, é essencial, pois permite credibilizar as tarefas de avaliação e classificação, pois há lugar para dados e análises qualitativas e qualitativas.

A leitura do texto sugerido dotou-me de uma série de ferramentas que poderei utilizar em contextos de avaliação online, podendo facilmente adaptá-las à avaliação pretendida. A verificação da identidade dos alunos era uma questão que me preocupava também. Reconheço que este texto me forneceu muitas pistas para a poder confirmar.

Gomes, M. J. (2009). Problemáticas da avaliação em educação online. Dias, P., Osório, A. J., org. – “Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação : Challenges 2009, 6, Braga, 2009”. Braga: Universidade do Minho, 2009. Consultado em 06-02-2011 em http://hdl.handle.net/1822/9420.

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