domingo, 6 de fevereiro de 2011

Modelo ACTIONS de Tony Bates

O modelo ACTIONS, proposto por Tony Bates, centra-se na utilização eficaz das tecnologias em EaD, ajudando a decidir qual a tecnologia a usar em função do ensino e aprendizagem que se deseja proporcionar, sendo que o contexto será também importante na sua escolha e uso.

Este modelo é traduzido pelo acrónimo ACTIONS, que indica o seguinte:

A - Access
Qual a facilidade de acesso a uma tecnologia em particular? É flexível para um determinado grupo? Qual o grau de flexibilidade para os aprendizes?

C - Cost
Qual a estrutura de custos de cada tecnologia aplicada? Qual o custo por cada estudante?

T - Teaching and Learning
Que tipos de aprendizagem são necessários? Quais as abodagens didácticas a implementar? Que tecnologias são as mais adequadas para atingir os objectivos de ensino-aprendizagem? Que competências desenvolvem as tecnologias?

I - Interactivity and User-friendliness
Que espécie de interacção permite a tecnologia (síncrona ou assíncrona)? Qual a facilidade de utilização para o aprendiz?

O - Organizational Issues
Quais os factores organizacionais a ter em conta para o sucesso das tecnologias aplicadas? Que mudanças é necessário efectuar?

N - Novelty
Qual o grau de maturidade da tecnologia? Qual o grau de contribuição para a renovação dos processos?

S - Speed
Com que rapidez se podem implementar cusos e preparar disciplinas? Qual a rapidez de alteração e actualização dos materiais didácticos?

Disponibilizo, aqui, o trabalho realizado pelo grupo a que pertenço, para a Unidade Curricular Educação a distãncia e-learning:



As tecnologias assumem um papel cada vez mais importante na aquisição de conhecimento e no conceito de EaD.
O e-learning está associado à utilização da internet e das tecnologias multimédia, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade da aprendizagem. Uma aprendizagem com rapidez e acesso limitado a conteúdos e encurta-se as distâncias, pois sendo uma modalidade de educação a distância, suportada por tecnologias de informação e comunicação e serviço em rede, não implica a presença simultânea de professores e alunos, em termos espaciais e temporais. Adquire-se conhecimento fora da escola utilizando as tecnologias que têm à sua disposição.
Quando pretendemos seleccionar tecnologias em educação, torna-se imprescindível o modelo Actions de Tony Bates, cujo princípio fundamental está associado ao facto de nenhuma tecnologia, a princípio, ser boa ou má para a aprendizagem, ela é somente um caminho para ajudar professores ou administradores a resolverem os seus problemas.
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