terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Potencial dos e-portefólios

O uso dos portefólios em contexto escolar é cada vez mais comum.

Barrett (2006), define portefólio como “a collection of work that a learner has collected, selected, organized, reflected upon, and presented to show understanding and growth over time. Additionally, a critical component of a portfolio is the combination of a learner's reflection on the individual pieces of work (often called artifacts), as well as an overall reflection on the story that the portfolio tells.”

No contexto educacional, os portefólios podem ser utilizados em contextos variados: centrados na escola (meio de apresentação e publicitação da escola), centrados nos alunos (estratégia de promoção e/ou avaliação de aprendizagens) ou centrados nos professores (instrumento de desenvolvimento profissional e/ou de avaliação de desempenho). Os portefólios podem ainda aproximar as famílias do trabalho produzido na escola, permitindo que estas tenham acesso às produções e desempenho dos alunos. (Alves & Gomes: 2010:4). Estas autoras apontam as potencialidades acrescidas dos e-portefólios, em relação aos formatos convencionais.
De acordo com Lorenzo (2005), os e-portefólios ajudam os alunos a tornarem-se pensadores críticos, influenciando o desenvolvimento de capacidades de comunicação escrita e multimédia. Na verdade, podem desenvolver competências a nível da literacia tecnológica.

Por todo o potencial que os portefólios apresentam, Alves & Gomes (2010) consideram “ que a sua adopção pode ser não só benéfica para os alunos mas também constituir uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional dos professores, orientado pela sua reflexão quanto à sua própria praxis educativa.”

Na minha prática lectiva, promovo o uso do portefólio. Apesar de reconhecer as potencialidades do e-portefólio, os meus alunos organizam-no, ainda, em formato de papel, uma vez que as condições em que trabalham não permitem que todos o possam fazer. São documentos de reflexão constante em relação ao processo de ensino-aprendizagem e à avaliação.

Referências bibliográficas:

Alves, A. P. & Gomes, M. J. (2010). Potencial Educativo dos E-Portefólios, in Revista e-curriculum, São Paulo, v.5 n.2 Julho2010. Consultado em Janeiro 22, 2011, em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10922/1/MJG-AAA-eCurriculum.pdf

Barrett, H. C. (2006) Using Electronic Portfolios Barrett for Classroom Assessment. Consultado em Janeiro, 10, 2010 em http://electronicportfolios.com/portfolios/ConnectedNewsletter-final.pdf

Lorenzo, G. & Ittelson, J. (2005) An Overview of E-Portfolios. Educause Learning Initiative. Consultado em Janeiro, 22, 2011, em http://educause.edu/ir/library/pdf/ELI3001.pdf

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