quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E-learning, b-learning, m-learning

O e-learning, como modalidade de formação a distância, suportada por tecnologias de informação e comunicação e serviço em rede, não implica normalmente uma presença simultânea, em termos espaciais e temporais, de professores e alunos. É uma modalidade flexível de gestão do tempo e do espaço, associada à internet e ao www, apesar de nem sempre a utilização das tecnologias e serviços associados à internet ser uma situação de e-learning.

Do ponto de vista tecnológico está associado, e tem como suporte, a Internet e os serviços de publicação de informação e de comunicação que esta disponibiliza, e do ponto de vista pedagógico implica a existência de um modelo de interacção entre professor-aluno (formador-formando), a que, em certas abordagens, acresce um modelo de interacção aluno-aluno (formando-formando), numa perspectiva colaborativa. (Gomes, 2005: 234)

No entanto, o e-learning pode articular-se com o regime presencial, criando assim situações de b-learning (blended-learning). É então um sistema misto, combinado, não sendo totalmente assíncrono.

Uma outra modalidade de ensino a distância é o m-learning (mobile-learning), na qual a interacção entre os participantes se dá através de um dispositivo móvel.

Referências bibliográficas:
Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito. In Dias, Paulo ; Freitas, Cândido Varela de, org. - Challenges'05 : actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga. pp. 229-236. Consultado em Janeiro, 10, 2011, em http://hdl.handle.net/1822/2896

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